segunda-feira, 9 de julho de 2007

Informática na Educação

Defendendo que no processo ensino-aprendizagem o aluno não é mais um repositório de informações, muitas vezes difíceis de serem alcançadas em tempos passados, e sim como independente na busca destas informações e da sua construção do conhecimento impostos pelas mudanças rápidas no mundo e que, o papel do professor deve ser não o de ensinar, mas o de facilitador da aprendizagem, liberando a curiosidade do aluno, é que analisamos a introdução do computador na escola de maneira que ele seja mais uma ferramenta, um recurso, um mediador cultural na perspectiva em que a aprendizagem se dá na relação entre o sujeito e o conteúdo a ser apreendido através de uma ponte (mediador), entre os quais está o computador que pode facilitar tal processo.
Sendo assim, o computador como ferramenta pode ser utilizado como recurso que vai facilitar o processo ensino-aprendizagem se bem utilizado, continuando sendo necessário à presença do professor como “catalisador das informações”
Porém, não se pode deixar de atribuir à tecnologia entre as quais o computador, as importâncias da sua contribuição, sendo que não se deve justificar a introdução dos mesmos simplesmente pela rapidez no processo de passagem das informações que ele possibilita sem se prender a uma mudança global de uma nova forma de “fazer pedagógico” em consonância com os meios pedagógicos adequados.É praticamente impossível construir o país que queremos, sem investir em educação. Investir em educação é investir no presente, construindo o futuro.
O desempenho educacional de nossas crianças é fator determinante para o desenvolvimento do nosso Estado. É preciso fazer com que novas tecnologias, como a informática, também seja utilizada para a construção do conhecimento.Vivemos num mundo globalizado.
A tecnologia faz parte de nossas vidas e os alunos precisam ter acesso à informação digital. Qualquer descuido nessa direção, no que se refere à falta de formação na área da tecnologia, coloca nossos alunos frente a um novo risco: um novo tipo de exclusão, tornando-os analfabetos das novas tecnologias.

Referências

About This Blog

Posts mais comentados

Widget Agradecemos os comentários

Top comentaristas

Widget UsuárioCompulsivo

  © Blogger template Escola John Kennedy by Formando Futuros Cidadãos 2009

Back to TOP