O que é Informática Educativa?
Há uma discussão grande sobre o que seria informática educativa e/ou qual seria o papel que o computador deveria exercer em escolas, faculdades e etc. Dependendo da visão educacional e das condições técnico/pedagógicas, este termo pode assumir diversos significados.
Segundo o MEC, Informática Educativa significa "a inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades da educação. Os assuntos de uma determinada disciplina da grade curricular são desenvolvidos por intermédio do computador."
O objetivo da Informática educativa é utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nos diversos componentes curriculares, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com “quando”, “por que” e “como” usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.
Enfim, Informática Educativa vai muito além de ensinar o aluno sobre competências computacionais, onde o mesmo é treinado em aplicativos comerciais. Podemos dizer que não basta ter conhecimento técnico e conhecer a fundo os componentes do computador, ou saber programar com diversas linguagens. Há outras diversas vertentes que devem ser levadas em consideração neste processo. O mais importante e necessário é ter consciência das implicações sociais do computador na sociedade.
A adoção da Informática Educativa numa escola significa o desenvolvimento do conteúdo das aulas por intermédio do computador. Este processo não depende diretamente de recursos físicos! É um processo de conscientização por parte dos alunos, direção e, principalmente, dos professores. É preciso entender a função dos professores das disciplinas e do professor especialista em informática: O professor da disciplina (seja ela qual for) não deve substituir seus métodos e estratégias de ensino/aprendizagem e sim enriquecê-los com as novas possibilidades. É papel do professor de informática desenvolver as atividades de uso de computador nas disciplinas e resolver as dificuldades que a inserção do computador na disciplina normalmente acarreta como a alteração do esquema de aulas. Chegamos à conclusão que há ai uma parceria entre educadores, ou seja, um trabalho bem feito exige o trabalho em equipe.
Resumindo: A Informática Educativa abrange o estudo sobre:
- Aprendizagem;
- Filosofia do Conhecimento;
- Domínio das Técnicas Computacionais;
- Prática Pedagógica.
O Uso do Computador
Nos dias de hoje, a tecnologia está presente em todos os lugares e não se pode negar que a informática, de forma mais ou menos agressiva, tem intensificado a sua presença em nossas vidas. Gradualmente, o computador vai tornando-se um aparelho corriqueiro em nosso meio social. Todas as áreas vão fazendo uso deste instrumento e fatalmente todos terão de aprender a conviver com essas máquinas na vida pessoal assim como também na vida profissional.
Na educação, o uso dos computadores como tratamento, armazenamento e processamento dos dados estão relacionados com a idéia de informática. Pode-se dizer que Informática é: “conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas ao tratamento racional e automático de informação (armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de computadores e respectivos programas.” (LUFT, 2006:365).
O computador é uma máquina que possibilita testar idéias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas. E um equipamento que assume cada vez mais diversas funções. Como ferramenta de trabalho, contribui de forma significativa para uma elevação da produtividade, diminuição de custos e uma otimização da qualidade dos produtos e serviços. Já como ferramenta de entretenimento as suas possibilidades são quase infinitas.
Embora seja um instrumento fabuloso devido a sua grande capacidade de armazenamento de dados e a facilidade na sua manipulação não se pode esquecer que este equipamento não foi desenvolvido com fins pedagógicos, e por isso é importante que se lance sobre o mesmo um olhar crítico e se busque, face às teorias e práticas pedagógicas, o bom uso desse recurso. O mesmo só será uma excelente ferramenta, se houver a consciência de que possibilitará mais rapidamente o acesso ao conhecimento e não, somente, utilizado como uma máquina de escrever, de entretenimento, de armazenagem de dados. É importante usar o computador como tecnologia a favor de uma educação mais dinâmica, como auxiliadora de professores e alunos, para uma aprendizagem mais consistente, não perdendo de vista que o computador deve ter um uso adequado e significativo, pois Informática Educativa nada tem a ver com aulas de computação.
Quando o próprio aluno cria, faz, age sobre o software, decidindo o que melhor solucionaria seu problema, torna-se um sujeito ativo de sua aprendizagem O computador ao ser manipulado pelo indivíduo permite a construção e reconstrução do conhecimento, tornando a aprendizagem uma descoberta. Quando a informática é utilizada a serviço da educação emancipadora, o aluno ganha em qualidade de ensino e aprendizagem.
Compete ao professor e aluno explorarem ao máximo todos os recursos que a tecnologia nos apresenta, de forma a colaborar mais e mais com a aquisição de conhecimento. Ressalta-se ainda que o educando é antes de tudo, o fim, para quem se aplica o desenvolvimento das práticas educativas, levando-o a se inteirar e construir seu conhecimento, por intermédio da interatividade com o ambiente de aprendizado.
As ferramentas computacionais, especialmente a Internet, podem ser um recurso rico em possibilidades que contribuam com a melhoria do nível de aprendizagem, desde que haja uma reformulação no currículo, que se crie novos modelos metodológicos, que se repense qual o significado da aprendizagem. Uma aprendizagem onde haja espaço para que se promova a construção do conhecimento. Conhecimento, não como algo que se recebe, mas concebido como relação, ou produto da relação entre o sujeito e seu conhecimento. Onde esse sujeito descobre, constrói e modifica, de forma criativa seu próprio conhecimento
O Uso da Internet
Através da Internet, é possível ignorar o espaço físico, conhecer e conversar com pessoas sem sair de casa, digitar textos com imagens em movimento (gifs), inserir sons, ver fotos, desenhos, ao mesmo tempo em que podemos ouvir música, assistir vídeos, fazer compras, estreitar relacionamentos em comunidades virtuais, participar de bate-papos (chats), consultar o extrato bancário, pagar contas, ler as últimas notícias em tempo real, enfim, trabalho e lazer se confundem no cyberespaço.
A Internet possibilita um intercâmbio entre localidades distantes, gerando trocas de experiências e contato com pessoas de outros países. Essas “pontes” que hoje existem entre diferentes mundos representam o único meio de acesso para quem não vive perto dos grandes centros urbanos. Somente nas grandes cidades pode-se conviver diretamente com a informação, ou seja, uma fatia minoritária de pessoas tem acesso à educação de qualidade, pois tem acesso à universidade, bibliotecas, laboratórios, teatros, cinemas, museus, centros culturais etc. É necessário, deste modo, democratizar o acesso ao conhecimento, às tecnologias da informação e da comunicação, seja para a formação continuada dos professores, seja para o enriquecimento da atividade presencial de mestres e alunos.
As vantagens do uso da internet são inúmeras. Uma delas é a criação de salas de aula virtuais, passando de um caráter passivo para um caráter dinâmico, sendo estimulados a desenvolver suas qualidades intelectuais.
A internet funciona como uma imensa biblioteca onde as informações estão disponíveis para o pesquisador que será encorajado a desenvolver suas habilidades. Outra vantagem é a possibilidade de interagir com outras pessoas, através de e-mails, chats, videoconferências. Essa aprendizagem cooperativa permite que o aluno aumente sua capacidade de desenvolvimento.É óbvio que para poder usufruir desses benefícios é necessário ao menos uma noção de como usar a internet.
Porém, apesar de vários benefícios que a internet pode promover para a educação, ainda existem vários empecilhos para sua implantação. Um deles é a recusa, principalmente dos pais, na adoção da informática educativa. Isso acontece porque eles ainda não tiveram contato com a tecnologia e não conseguem enxergar a internet como uma benfeitora.
A internet é ampla em relação a tudo, principalmente ao campo da educação, cabendo ao professor buscar a maneira mais prazerosa e adequada para auxiliar no processo de ensino aprendizagem. Entretanto, o professor anseia em ter o conhecimento das inovações na área da informática educativa, tanto para facilitar o seu trabalho como saber aplicar esses recursos em sala de aula.
Sites Educativos
Ao contrario do que muita gente pensa a internet não serve somente para jogar e se relacionar com outras pessoas, ela também é uma grande fonte de conhecimento, informação e educação.
Hoje podemos encontrar diversos sites educativos, destinados principalmente a faixa etária mais infantil, que alem educar incentiva a criança a tomar gosto pelo estudo. Esses sites trazem de maneira diferente e muitas vezes divertida a informação necessária que a criança necessita aprender, além, de também estimular o raciocínio através de jogoa, desafios, passatempos, etc.
Isso mostra o quanto a internet pode ser fundamental na formação de uma criança, e que ela pode oferecer muita coisa alem do que nós imaginamos.
O Linux é um sistema operacional, ou seja, ele é responsável pela interface homem máquina. Foi desenvolvido inicialmente por um estudante finlandês Linus Trovalds em 1991 baseado no sistema operacional Unix e hoje é mantido por comunidades internacionais de programadores, outros profissionais na área de informática, etc.
Linux Educacional é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional (CETE) do Ministério da Educação e Cultura (MEC) brasileiro. O Linux Educacional é uma compilação do Linux (distribuição debian) com foco em aplicação a laboratório de informática educacional (LIE) e escolas.
Análise da Versão 2.0
- LIVE-CD: O Linux educacional 2.0 não roda diretamente do cd, ou seja, ele não é um live-cd, você precisa instalar o sistema no seu computador para conhecer os seus recursos.
- Instalação: O programa de instalação é simples; totalmente em português não exije muito conhecimento em informática, sendo uma ótimo opção para iniciantes.Suporte ao português: O Sistema já vem com suporte ao português, com corretor ortográfico configurado.
- Suíte escritório: O Linux Educacional vem acompanhado do Broffice.org a melhor opção livre para uma suíte escritório.
- Suporte a codecs proprietários: O sistema já possui nativamente suporte ao w32codecs e a libdvdcss2 ou seja, após a instalação já é possivel assistir filmes de DVD e ouvir músicas em mp3.
Oi pessoal! O seguinte: Tem um site muito legal para quem procura informações sobre varios asuntos inclusive informática, aí vai o endereço: http://www.ziipi.com/result?pesquisa=inform%E1tica
ResponderExcluirooiiii gente q issso a ultima postagem de 2008 o pessoal vamos atualizar isso !!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirultima postagem em 2008 o q ja tamos em 2014 eu estudo ai e ja teve varias competicoes pq nao colocam ai e arruma isso ta horrrivel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
ResponderExcluiro pessoal do john kennedy estamos em 2014 ja!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirpoxa nem computador tem mais no john kennedy isso ta antigo em!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluir