quinta-feira, 12 de junho de 2008

O computador na sala de aula: dicas para o sucesso

Estamos na era da globalização. Ou melhor, a era Midiática... Computadores, Internet, DVDs, celulares, Cinema, T.V., rádio, MP4, MP5 e muitas outras novidades que estão por vir e todos esses maravilhosos recursos que hoje fazem parte de nossas vidas entraram porta adentro e nem sequer nos demos conta.
Na Educação, o computador a cada dia vem se tornando um elemento ativo em nossas escolas. Nossos alunos dominam essa ferramenta com a mesma facilidade com que manuseiam seus videogames, uma bola, uma bicicleta ou um skate, etc.; e viajam pela Internet, com seus chats, home-pages, e-mail, fazendo download, etc.,
Diante de tantas mudanças, devemos nos perguntar:

  • O que faz essa máquina dentro de uma sala de aula?
  • Prá que?
  • De que forma deve ser usada?
  • Quem deve "conduzir" sua utilização?

Poderíamos responder: Trata-se de recurso de última geração, em que a escola não pode ficar de fora! Ou ainda: A escola precisa ensinar informática para os alunos, pois tudo hoje em dia está informatizado.
Deve haver um profissional capacitado para ministrar essas aulas, fazendo inclusive parte do currículo.
A introdução do computador nas escolas, embora pareça uma proposta que não comporta dúvida, resultou em centenas de programas malsucedidos que não conseguiram atrair o interesse dos estudantes ou o apoio dos professores, muitas vezes com custos excessivos. Um dos problemas recorrentes é a falha dos administradores escolares em estudar os erros de programas anteriores a fim de evitar repeti-los. A seguir, nove sugestões que podem ajudar a tornar popular, acessível e divertido um programa educacional com computadores.

  1. Escolher escolas cujos professores pediram especificamente para ter computadores e têm planos delineados para integrá-los ao currículo.
  2. Tomar providências financeiras específicas para apoio técnico e de manutenção dos computadores e periféricos durante toda sua vida útil.
  3. Assegurar antecipadamente que os professores recebam treinamento adequado em hardware e software.
  4. Pedir aos fornecedores que enviem os computadores para as escolas com um conjunto já instalado de programas básicos e práticos que um novato possa pôr em uso imediatamente.
  5. Preparar planos detalhados para incorporar os computadores ao currículo regular assim que cheguem. As máquinas que ficam encostadas quando chegam raramente são adotadas mais tarde.
  6. Identificar aplicativos simples, como processadores de palavras e exercícios de aritmética, que tenham resultados práticos imediatos para professores e alunos. Deixar os programas de computador mais complexos para mais tarde.
  7. Explorar amplamente as opções comerciais existentes em matéria de software que possam atender as necessidades locais antes de se dar ao trabalho de desenvolver programas desenhados especialmente para o usuário.
  8. O uso de computadores para aulas de "aptidões básicas" (como datilografia e serviços gerais de escritório) é uma forma válida e eficaz para encorajar a aceitação da nova tecnologia.
    - Permitir aos alunos que explorem o computador fora do horário de aula. Essa "exploração" mostrou ter um potencial significativo para desenvolver aptidões cognitivas.

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